Cadastre-se o seu e-mail e
receba nossas novidades.

Sobre o Vale dos Profetas

POR QUE VALE DOS PROFETAS?

O texto de Ezequiel 37 relata a transformação ocorrida em um vale pela palavra e poder de Deus de um monte de ossos sequíssimos em um grande exército. O ouvir a palavra de Deus pregada por um profeta trouxe restauração de vida. Um lugar de desolação se transformou num espaço de demonstração da glória divina.

 

Uma das músicas da Pastora Ludmila Ferber intitulada “Vale de ossos Secos” possui um letra inspiradora, ela diz:

 

“Sopra Espírito de Deus neste lugar
Com teu poder e tua graça vem avivar
Sopra Espírito de Deus neste lugar
Com teu poder e tua graça vem avivar

Sobre o vale de ossos secos
Faz um exército se levantar
Sobre as feridas não tratadas
Vem restaurar e curar

Sobre os nossos corações (vem Senhor)
Sobre todas as nações (vem Senhor)
Sobre toda terra estende a tua glória
Ora vem Senhor Jesus”

 

A palavra VALE na bíblia tem vários significados, dentre eles o de lugar de sofrimento, de angústia, de desolação. Porém, encontramos também várias passagens que demonstram a importância dos vales como local da demonstração do poder e da misericórdia de Deus, locais de refrigério em meio ao sofrimento, locais de provisões, locais de decisão, enfim, locais de visão ampliada.


O texto de Ezequiel sobre o Vale de Ossos Secos nos mostra que o profeta Ezequiel teve uma visão ampliada. O vale de ossos secos se tornou local de restauração, de cura, de milagre, de intervenção divina, de formação de um exército. Onde muitos enxergavam desolação Ezequiel via a oportunidade divina de realização de milagres e de grandes transformações.


O vale passou a ser local de aprendizado, de demonstração do poder divino.

Ainda na palavra de Deus observamos também que muitos vales existentes em Israel foram lugares de:

 

Benção: “Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje. II Crônicas 20:26 (grifo nosso);


Refrigério: “Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.” Genesis: 26:19 (grifo nosso); “Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais”.II Reis 3:17 (grifo nosso).


Provisões: “Porque será como o segador que colhe a cana do trigo e com o seu braço sega as espigas; e será também como o que colhe espigas no vale de Refaim.” Isaias 17:5 (grifo nosso).


Intimidade com Deus: “E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.” Ezequiel 3:22 (grifo nosso).


Esperança: “E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.” Oseias 2:15 (grifo nosso).


Manifestação da glória de Deus: “levantei-me, e saí ao vale, e eis que a glória do SENHOR estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.” Ezequiel 3:23 (grifo nosso).


PROFETA pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros ou uma pessoa que fala inspirado divinamente por Deus.

 

Um profeta instrui, repreende e consola o povo. Sabe interpretar os acontecimentos dentro de um contexto histórico e eterno. Um profeta sabe ser humilde, reconhece que somente Deus sustenta seus ministério. É integro, embasa sua mensagem única e exclusivamente na palavra de Deus.

 

Vivemos num momento conturnado, um caos impera sobre toda a sociedade moderna. Apesar de toda a tecnologia, dos avanços das ciências em suas mais variadas áreas, muitas pessoas parecem que vivem como ossos secos. A alegria de suas almas há muito já se esvaiu, a esperança é apenas uma vaga lembrança de outros tempos. A sequidão subsite em meio à desolação de suas almas. A única visão que muitos tem é de desgraça, de ausência de misericórida, de um mundo onde não há respeito ao ser humano, onde os sonhos se tornaram mais uma amarga decepção do que uma realidade que virá.

 

Nesta situação Deus tem usado seus profetas dos dias de hoje. Portadores de uma mensagem de transformação da realidade visível para uma realidade eterna. Profetas não enxergam como o homem comum, mas têm uma visão ampliada. Onde todos enxergam desgraças e ruína, o profeta vê mais um lugar de oportunidade de intervenção divina. Onde se vê desgraça o profeta enxerga oportunidade para a manifestação da graça imerecida de Deus.

 

O ministério do Profeta é muitas vezes solitário. À todos socorre, instrui, orienta, ministra. Em muitos momentos repreende, direciona, disciplina.

 

Tarefa esta que é muito bela, mas, custosa. Na trajetória de seu ministério enfrenta situações difíceis, lutas, disabores. As vitórias são muitas mas, obtidas, em sua maioria, com muita perverança e luta. O tempo afeta à todos e não é diferente com o Profeta e sua famíla. O Stress do dia a dia, dos aconselhamentos, da ministração, da falta de tempo para sua família, da falta de um local onde possa reorganizar suas idèias, renovar seus pensamentos, estar mais próximo de Deus, da vida agitada, cobram um preço alto na saúde dos Profetas e de suas famílias.

 

Um trecho de um texto do escritor Philip Yancey intitulado “Reabastecendo o Pastor Interior”, traduzido por Lena Aranha, diz o seguinte:

 

“Gostaria de saber o quanto nossos líderes espirituais se tornariam mais eficazes, se o encorajássemos a separar um dia por semana para ter um tempo de reflexão silenciosa, meditação e estudo pessoal."

 

"A igreja (ou os membros) deveria arrumar um local para ele passar um dia (sítio, casa de campo, praia, etc). Gostaria de saber o quanto nossas igrejas se tornariam mais eficazes se nossa prioridade número um fosse a saúde espiritual de nossos pastores — e não a eficiência deles.”

 

O nome VALE DOS PROFETAS surge deste contexto. No vales bíblicos muitos profetas tiveram grandes experiências que os levaram a uma maior intimidade com Deus. Assim, o objetivo do VALE DOS PROFETAS é ser um lugar onde nossos profetas e suas famílias possam renovar suas energias, serem ministrados, terem a oportunidade de receber refrigério, de refletirem sobre decisões a tomar, de aprofundarem a visão que Deus lhes tem concedido, de receberem provisões para a sua caminhada no dia a dia, de terem suas esperanças renovadas. O Vale dos Profetas é a realização de um sonho dado por Deus de um lugar que possa ser benção na vida de nossos líderes. De um lugar onde exércitos sejam levantados, onde generais possam renovar suas energias a fim de continuarem a enfrentar a grande luta espiritual de nossos tempos.

 

Dos vales Deus nos permite caminhar para os lugares mais altos, para as grandes conquistas que Ele já planejou desde a eternidade para nossas vidas.

 

Que o VALE DOS PROFETAS seja um local de chegada para receber as bençãos preparadas por Deus e um local de saída para as conquistas que Deus de antemão já estabeleceu em sua vida.

 

 

Vale dos Profetas

Endereço: SP 225 - KM 113 - Brotas SP

E-mail: contato@valedosprofetas.com.br

Telefones para contato: (19) 9625.6170 - Flávio

(19) 9256.2691 - Adolfo

(19) 9204.2525 - Alfredo

- Home
- Sobre o Vale
- Brotas
- Mensagens
- Depoimentos
- Fotos
- Eventos
- Notícias
- Vídeos
- Como Chegar
- Fale Conosco